sexta-feira, 24 de agosto de 2012

 
ESPAÇO FÊNIX- CENTRO DE APRENDIZAGEM
BRINQUEDOTECA MUNICIPAL E TELECENTRO
PRAIA DO BARCO - CAPÃO DA CANOA, RS - BRASIL
 
 
            Ressurgindo das cinzas tal qual o pássaro Fênix da mitologia grega, com toda a sua força, este espaço recebe o mesmo nome do barco naufragado que repousa nesta praia. Ele renasce pelas mãos da comunidade que o abraçou e que agora o recebe de presente.

            Lugar onde outrora dançavam a alegria e o movimento e após tantos anos, marginalizado pelo abandono e esquecimento, vem agora trazer felicidade. A felicidade de APRENDER, valorizando o BRINCAR que é linguagem principal da criança, favorecendo também o processo neuropsicológico do desenvolvimento e da aprendizagem infantil.

            O Espaço Fenix abriga também o acesso digital através da (de) parceria com o Ministério das Comunicações, criando o Tele centro, que aproximará a comunidade local do mundo e do conhecimento. Proporciona FORMAÇÃO aos professores e demais profissionais da Educação, nutrindo expectativas de transformação e um novo olhar para a Educação do Século XXI.

            Pois a Educação deste século deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: ensinar a CONHECER, ensinar a FAZER, ensinar a CONVIVER e ensinar a SER.

            À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, sobretudo, ser a bússola que permite navegar através dele, nos diz Jacques Delors, responsável pela publicação dos quatro pilares para a Educação contemporânea.

            Este projeto visionário e ancorado na ciência manifesta o compromisso com o presente e o futuro, sem esquecer o passado, nossa história e de onde viemos e se fez possível graças ao apoio integral desta Administração Cidadã, que acredita na transformação social a partir da educação, da união de ideias inovadoras alicerçadas no terreno do possível.

Nenhum comentário: